Como Atrair Novos Clientes Usando um Funil de Aquisição

O funil de aquisição ajuda a atrair novos clientes, fazendo seu lucro aumentar, por isso é importante sempre pensar em métodos para atrair novos clientes de forma constante e se possível automatizada.

O funil de aquisição representa uma etapa na jornada de compra quando um visitante entra no teu site através de um conteúdo especifico, fazendo com que esta ação seja uma maneira inteligente de se atrair o publico ideal para o seu negocio.

O objetivo de uma Campanha de Aquisição é a criação de uma lista de pessoas interessadas no seu serviço ou produto, reduz e otimiza o CPA – Custo Por Aquisição  de um novo cliente.

Todo essa jornada que o cliente passa, até efetuar a compra de fato do seu serviço ou produto ele foi iniciado de alguma forma, em algum momento. É importante entender cada etapa do seu processo para criar estratégias que captem o público correto.

As estratégias do marketing digital agem dependendo de várias etapas, que corresponderão a diferentes necessidades da sua empresa. Entender o público é fundamental para que todas as etapas se desenrolem, se posicionar de forma correta e transmitindo uma mensagem que conecte o seu público com a solução especifica do seu produto ou serviço.

Como primeiro desafio, você precisará descobrir quem são seus clientes hiper-responsivos, clientes segmentados, aqueles clientes que estão buscando uma solução específica e a sua empresa tem essa solução, e então você identifica quais são sua maiores dores, suas principais necessidades e cria um pequeno pedaço da solução completa.

Como funciona o funil de aquisição

Esse funil represente todos os momentos quais uma pessoa passa até efetuar o pagamento do seu serviço ou produto e tornar-se um cliente seu. O funil é dividido em etapas, que representam as decisões do cliente.

Primeira etapa

Na primeira etapa será descoberto e avaliado quem são seus clientes em potencial, quais são as pessoas que podem efetuar a compra da sua empresa. E isso vai muito além da definição do público-alvo, pois é preciso entender cada consumidor individualmente no funil de aquisição.

Essas pessoas nessa etapa são conhecidas como personas ou avatar, pois é necessário compreendê-las, suas motivações e medos. No topo do funil, os clientes tem problemas a serem resolvidos (precisam comprar certa coisa para determinada função) e procuram na internet sobre.

 

Funil-de-vendas-segmentacao

 

É nesse momento em que um produto de entrada (front and) é descoberto e existe o interesse, um pequeno pedaço da solução deve ser o meio pelo qual seu cliente entra no funil de aquisição, sendo conduzido através de relacionamentos em forma de conteúdo relevante e que leve a ação de compra do seu produto ou serviço principal (back and).

Quando dividimos o processo de vendas em várias etapas, o processo de vendas além de ser otimizado e pode se tornar um potencializador de lucros, quando por exemplo fazemos um MIX de produtos e o segmentamos em diversas categorias que podem ser trabalhadas individualmente.

A grande maioria das empresas oferecem apenas um único produto, e não imaginam que que podem ser ofertado de diversas outras maneiras, complementado a solução, ajudando a ter novos clientes e eliminar os custos fixos, pois o lucro adquirido nas campanhas de menor valor suprem o pagamento com investimentos em tráfego, publicidade offline, etc…

Veja o exemplo abaixo:

  • Conteúdo Gratuito!
  • Baixo Valor (front and) – Ebook- R$7 a R$10 – alto limite de vendas
  • Valor médio – Produto paleativo – R$ 97 a R$ 297- moderado
  • Alto valor (back and) – Produto Principal – R$1.000 a R$5.000 – limitado
  • Premium – Grupo de negócios – R$-15.000 – limitado

processo-de-vendas

O seu produto/serviço e empresa devem ter um posicionamento adequado, oferecendo conteúdos gratuitos (divulgação em redes sociais e em outros meios) para que você se torne visível para o cliente. O meio pelo qual será gerado esse tráfego vai depender também de onde está sua audiência, seu público-alvo.

Segunda etapa

No meio do funil é o momento em que você deve cativar sua audiência, de forma que elas ofereçam informações sobre elas para que um relacionamento e entendimento mais profundo seja criado. É possível adquirir esses conhecimentos ao oferecer conteúdos gratuitos, como orçamentos e artigos.

Essa é uma etapa importante na automação de marketing que envolverá um conteúdo específico alinhado com o seu produto de entrada e a preparação para a oferta principal.

Terceira etapa

Essa etapa é conhecida como potencializadora de lucros, pois nessa terceira e última etapa, após atrair e cativar seu público, o cliente já tomou a ação de adquirir o pedaço da solução, você apresenta sua oferta principal e depois disso ainda faz uma outra oferta imediata e irresistível para o caso dele quer levar a solução A, B + C juntos.

O exemplo abaixo é de como empacotar serviços e vender como um produto…

 

 

É como oferecer um pacote que facilita a tomada de decisão, pois agora ele tem a solução mais que completa por um preço que vale a pena ser investido. Agora você tem uma oferta exclusiva, mais interessante, mais em conta, mais completa e que dá mais resultado.

Nesse momento em que você deve aplicar as estratégias de marketing e venda que compense seus esforços em toda ação de marketing para que gere resultados reais, se você possui uma equipe para ajudar nessa estratégia comece hoje mesmo uma campanha de aquisição usando um funil avançado de aquisição. Caso precise de algum suporte para implementar esse tipo de estratégia eu sou especialista em funil de vendas avançado e posso te ajudar no seu projeto. Basta entrar em contato ou agendar uma reunião via Skype acessa essa página aqui.

Como aplicar o uso do funil de aquisição para atrair novos clientes

Você já entendeu como funciona o funil de aquisição, então aprenda agora como colocar em prática o seu uso aliado a outros métodos do marketing digital.

Imã Digital

O imã digital é algo que deve atrair o público, sendo bem específico. A sua intenção é atrair clientes específicos e qualificados, que tenham interesse direto no seu serviço, permitindo filtrar e qualificar pela especificidade do imã usado.

Quando um serviço é oferecido como imã, a sua equipe de marketing será capaz de filtrar quem está procurando aquilo, afunilando para o público específico, aquele que se interessa diretamente pelo conteúdo.

Lembre-se, o imã digital deve ser um pequeno pedaço da solução. Esse imã servirá para iniciar um relacionamento com seu cliente e deve está alinhada com a oferta principal, ajustando a oferta de acordo com o segmento.

Seu cliente precisa dizer: “isso é pra mim”, e isso acontece pela mensagem ideal para o cliente correto, tudo isso empacotado em um produto de forma customizável e segmentada.

Campanhas de Tráfego

As campanhas de tráfego tem por objetivo levar a mensagem de forma ampla que depois passa a ser segmentada e filtrada para melhor performance na campanha. São criadas por uma equipe especializada em geração de tráfego com foco em marketing digital.

O tráfego pode ser gerado de diversas formas. A orgânica, através de SEO com a otimização do site para que se torne um canal de captação de novos clientes e que também sirva para melhorar o posicionamento estratégico da empresa.

Isso é realizado também através de uma linha editorial adequada e que possa gerar mais contatos e interações e com isso atrair e gerar mais vendas para sua empresa. Nesse caso as pessoas buscaram um conteúdo, uma informação específica e você as tinha para oferecer, elas clicaram sem a ajuda da divulgação paga.

Outra modalidade pode ser aquela em que as pessoas acessaram atraídas pela chamada da campanha ou do funil de aquisição, o processo da divulgação paga deve ser objetiva e com um propósito de gerar contatos, captação de clientes, pedidos de orçamento, etc.. Ele deve fazer parte de um contexto maior nos moldes de uma campanha de vendas online de resultado.

O tráfego pago é a forma mais rápida para você atrair potenciais compradores para seu negócio, mas é preciso ter uma estratégia por trás, processos e métodos testados e validados no mercado. Dessa forma, a aquisição de novos clientes é oferecido pelas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) que aparecerão como patrocinados, assim como é possível fazer isso no Google e em outras plataformas de tráfego massivo.

Com métodos e processos isso se torna um sistema de vendas online no modo automático para captação de novos clientes. Uma metodologia muito poderosa que certamente te ajudará no crescimento da sua empresa ou do seu negócio.

Engajamento para Oferta Principal

Através do imã e das campanhas de tráfego, você atrairá clientes para sua oferta principal, gerando engajamento. Tenha um produto principal, um produto mais barato e um mais caro, que servirá como balanço para poder ter uma média dos gastos.

Quanto mais engajamento nos serviços oferecidos, maior será a possibilidade de cliques de venda. É nessa etapa em que a compra se torna real, após você conquistar o cliente.

O uso do funil de aquisição para atrair novos clientes é muito importante e indispensável para o marketing digital da sua empresa.

Se sua meta é atrair novos clientes todos os dias e vender todos os dias, se esse for um objetivo que você quer alcançar para o seu negócio, implemente isso hoje mesmo.

Você não precisa ser uma empresa grande para pensar como uma GRANDE EMPRESA.

Espero muito ter ajudado você com o seu negócio, se precisar de um auxílio entre em contato conosco e agende uma reunião!

Author: Petherson Oliveira
Empreendedor, Fundador e CEO da Agência Digital Web Marketing. Consultor de Resultados em Marketing Digital e Especialista em Vendas Online. Minha Missão: Ajudar Empresas e Profissionais a posicionar seu produto ou serviço de forma que haja uma alavancagem de vendas sem que você perca o sono com fluxo de caixa negativo, tempo e perdendo dinheiro errando sozinho.

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